Olá.....


"Faça o que puder, com o que tem, onde estiver."
Theodore Roosevelt

Conheça os produtos do Atelier Florzinhas e Pontinhos

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um rolo para a cama, com Passo a passo

Olha, em uma destas minhas experências malucas de querer aprender a costurar sozinha, saiu este rolo de cama, apesar de achar este nome meio indócil. Eu queria fazê-lo por estar decorando meu quarto, e a cor tema da decoração é o verde. Portanto a escolha do tecido esta justificada. Como eu sempre digo, minhas costuras e testes são sempre muito particulares, pois não tenho certeza se numa escola faríamos da mesma forma, mas como uma costureira desenfreada eu o fiz e coloquei aqui como...
Se gostarem e precisarem de alguma explicação extra, estou aqui...
Material
Primeiro de tudo você precisa escolher o tamanho, eu usei 40cm x 60cm, e duas tiras para o acabamento lateral de 40cm x 15cm. Este tamanho de tira fica meio estufadinho para fora, portanto se você quiser mais embutidinho é só diminuir a largura da tira. O tecido fica por sua conta, eu usei um courinho falso, desses de fazer sofá e um xadrezinho de algodão, para causar um contraste.
50 cm de fita de cetim.
Linha de poliéster na cor dos tecidos.
Máquina de costura, fazer a mão é meio trabalhoso, mas também dá.
Tesoura
Enchimento

Depois de tudo arrumado, comece pregando as duas tiras nas laterais menores do tecido. Direito com direito. Passe um costura reta, e uma costura zigzag na beirada. Lembre-se sempre de arrematar bem a costura, para que quando for manusear o trabalho a costura não se desfaça.

Dobre a costura avesso com avesso e passe a ferro, rebata a costura.

Abra o trabalho todo e dobre encontrando as partes maiores, direito com direito e passe uma costura reta e uma zigzag na beirada. De fora a fora. Inclusive no xadrez.

Feito tudo isso, agora faça uma barra nas beiradas do pano xadrez. Esta barrinha tem que ter 0,5cm de largura, e NÃO FECHE POR COMPLETO, PARA PODER PASSAR A FITA DE CETIM.

Vire para o lado direito todo o trabalho, e passe as fitinhas com a ajuda de um grampo, metade dos 50cm para cada um dos lados. Lembra-se de que você não terminou de fechar a barrinha, pois é por ali que vai ficar a sobra de fitinha pra dar um lacinho.

Puxe as fitinhas, franzinho o xadrez e amarre um dos lados com um lacinho simples e encha com o enchimento de sua preferência. Depois de bem cheio amarre o outro lado e estará pronto o seu rolinho.
Se quiser, dê uns pontinhos no nozinho do lacinho para que ele não solte na hora do uso.

Este aqui é um rolinho que aparentemente é feito da mesma forma, só que com alguns enfeitinhos. Se quiser acrescentar algum frufru como este coloque -o antes de fechar as laterais maiores do rolinho.

Gostaram? Se sim deixem um recadinho, ou uma reaçãozinha aí embaixo, valeu... Quando eu terminar com o quarto eu mostro... Abraços...

7 comentários:

  1. Ei!Eu tb.estou me aventurando sozinha na costura. E uma colega de minha irmã me encomendou um rolo deste para a cama da filhinha dela.
    Vou. seguir seus passos. Mt. grata.

    TLyra
    ttlyra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. muito facil
    vou arriscar
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Fiz o rolo e ficou lindo! Mt. obrigada pelo passo a passo.

    Bjs mil. ttlyra

    ResponderExcluir
  4. Tbém estou tentando hoje! valeu pelas dicas. Bjs Clarice

    ResponderExcluir

Comentários me deixam tão feliz, comenta vai, comenta...