Olá.....


"Faça o que puder, com o que tem, onde estiver."
Theodore Roosevelt

Conheça os produtos do Atelier Florzinhas e Pontinhos

terça-feira, 8 de junho de 2010

Estou de volta com a técnica do estêncil

Bom dia pra vocês, tirei uma semana pra pensar melhor em tudo isso, confesso que a minha enquete ter tido só cinco votos me fez ficar em dúvida se deveria continuar, até por que postar e colocar as coisas novas requer nosso tempo. Não me deixam mentir a maioria das blogueiras. Mas o que sei foi que senti saudades, então voltei...





Estes são dois exemplos de estêncil, o primeiro eu comprei e o segundo eu fiz. Aproveitei algumas plaquinhas de acetato que vieram em uma carta do banco e fiz este da borboleta e de joaninha. Minha cidade que não é lá muito variada em suas lojas de artesanato não tinham a borboleta em tamanho grande. É simples de fazer, pegue a plaquinha de acetato, ou até cartolina caso você vá usar só uma vez, faça o desenho, mas ele tem que ser separadinho assim como a borboleta acima, não pode ter ligação entre as asinhas, o corpinho e a cabecinha. E deixe detalhes como antenas e pintinhas para o final, faça com um pincel mais fino.
Depois de desenhado o motivo, faça um furinho dentro com um estilete e recorte com a tesoura na linha, tente deixar o melhor possível, pois o contorno é importante.
Obs. Meça antes o local onde vai o motivo, uma parede é grande e pode fazer com que a gente se perca. É legal os motivos ficarem bem distribuídos. Ou espalhadinhos em uma parede ou como um barrado em volta do quarto.
Para a técnica do estêncil você vai precisar de:
Estêncil
Pano limpo
Pincel ou brochinha um para cada cor
Tintas das cores escolhidas, acrílica ou EVA
Fita crepe ou durex
Pratinho de isopor

Eu gosto muito de deixar tudo pronto antes de começar, então coloque as tintas, um pouquinho de cada, separadinhas no pratinho.
Com um pincel para cada cor, não vai precisar parar pra lavar nada. Pegue o estêncil e prenda-o na parede ou superfície onde vai a decoração, use a fita crepe. Para esta borboleta eu usei duas cores nas asas, violeta e dourado, tem que ser ágil para conseguir mesclar as duas cores, a secagem é rápida. Use o pincel de pé, e dê batidinhas com ele sobre o vasado do desenho, mas para que ele não vase por baixo do estêncil deixe o pincel quase seco, sem excessos de tinta. Passe a tinta violeta e deixe um espacinho para entrar com o dourado, e vá entrando com o dourado por cima do violeta, misturando um pouco os dois.



Da mesma forma faça o corpinho de preto. É muito simples... Depois de pronto retire com cuidado o estêncil, puxando pra cima de lado, pegue um pincel fino, carregue com preto e dê os detalhes finais: anteninhas, bolinhas, miolinhos...

A simplicidade e delicadeza do estêncil permite um resultado muito bonito, e como o mercado é muito generoso, o estêncil não precisa ser usado só em quartos infantis, mas também para outras áreas, dependendo só de escolher bem os motivos.

Grande abraço a todos...

4 comentários:

  1. Boa ideia, amiga!!Fica muito lindo!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil !
    Que lindo!
    E está muito bem explicado.
    Obrigada por compartilhar com a gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito lindinho! Gosto tanto de artesanato, pena não tirar tempo pra fazer algo do tipo, parece tão divertido :)

    Menina, fui lá ver sua história, confesso que não sabia que vc tinha feito um blog pra ela, mas enfim: A M E I !!! Você escreve muito bem Gil, e to curiosa pra saber como continua! Ah... deixei um comentário lá no 4º capítulo.

    Outra coisa... você quer ler minha história? Se quiser mando por email.
    =)

    bjinhos.

    Prii.

    ResponderExcluir
  4. Eiiiiiii Gil,
    Que lindo o trabalho, artesanato é tudo, mas requer tanto tempo e tanta dedicação, que pela correria dos meus dias, nem me atrevo a tentar, quem sabe daqui uns cinco anos?
    Mas A-M-O também Roupa Nova, super fã também, há 30 anos fazendo sucesso, eles são dimaiis!
    Não chego a ser uma tiete, mas me diverti bastante lá no show!!
    \o/
    beeijos.

    ResponderExcluir

Comentários me deixam tão feliz, comenta vai, comenta...