Olá.....


"Faça o que puder, com o que tem, onde estiver."
Theodore Roosevelt

Conheça os produtos do Atelier Florzinhas e Pontinhos

sábado, 26 de junho de 2010

Cachecol de Macramê



Oi, como eu havia dito, hoje eu trouxe o passo a passo de um cachecol de macramê. Muito simples, eu aprendi no cana Fox Life. Neste canal, passam alguns programas sobre artesanato e costura, entre outros e se você gosta, deve gostar né? Você vem aqui... então você vai gostar de assistir, sempre tem alguma coisinha que serve de inspiração por lá.
Bem, o material é o seguinte:

Lã de sua preferência, as grossas ficam com um acabamento mais bonito, para um cachecol de adulto 40 fios de 3m de comprimento, infantil 40 fios de 1,5m
Fita crepe ou durex
Cola de tecido

Para começar, de um nó meio largo no meio dos fios, e trabalhe com uma metade primeiro. Use a mesa para apoiar o trabalho, colando os fios com uma fita crepe. Na primeira fileira separe os primeiros 4 fios e faça a laçada do nó direito, conforme a figura ensina.






Para fazer a laçada, ficam dois fios sobrando ao meio, para ajudar, puxe-o e prenda-o entre a perna e a mesa.

Na segunda fileira comece a trabalhar a partir dos 3° fio, reserve os dois primeiros ao lado e conte 4 fios e faça a laçada.




Você segue assim, fazendo os nós até acabar a fileira. Com 40 fios vão dar 10 nós. Quando chegar a maios menos 20cm do fim, pare e corte deixando uma franja, para decorar. Veja na primeira foto.

Para que os fios não soltem, coloque um pinguinho de cola de tecido em cada último nó. Bem, os mais legal é que esta técnca também serve para fazer uma canga de praia. Teça da mesma forma 3m de 80 fios, de um barbante mais forte que a lã. E lance a moda da redinha.

Curiosidade: Antigamente, a minha vó e a vó do meu marido fizeram seus enxovais com esta técnica, sem mesmo saber que era macramê, elas chamavam de amarradinhos. Algumas peças do meu enxoval também foram decoradas assim, minha vó me ensinara a amarrar, e eu fiz alguns trabalhos. Mas este é assunto para outra postagem.
Com um grande abraço eu me despeço e espero que tenham gostado. Estou ao dispor para perguntas. Se os paps não estiveram muito bem explicados, por favor me contatem, preciso saber para melhorar...

6 comentários:

  1. Tem selinho pra vc no meu blog.

    Bjinho.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, eu ja tinha visto essa materia no fox life ,mas amei ver aqui e pude lembrar como faz direitinhi obrigadinha , e seu blog é muito manero.

    ResponderExcluir
  3. Ola copiei e fiz um pra mim ficou lindo obrigadoo

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=8089414852726366742&aid=1275316789&pid=1311885342026

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da ideia de fazer uma canga... vou tentar fazer uma pra mim! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Lindo parabéns!
    De macramê eu faço pulseiras.
    Abraço t+.

    ResponderExcluir
  6. amo fazer macramê e essas idéias são maravilhosas

    ResponderExcluir

Comentários me deixam tão feliz, comenta vai, comenta...